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terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Planilha

A planilha que criei é uma ferramenta para que possamos colocar em prática nosso objetivo de ter um saldo sempre positivo no final do mês. Levando em conta o conceito de gastar sempre menos do que ganhamos e utilizando esta planilha, não ter dívidas no fim do mês será uma realidade.
Esta planilha é tão simples que pode ser criada em qualquer software onde isso seja possível, por exemplo o Excel, mas eu recomendo que você use o Google Docs. Além de ser um serviço gratuito, sua planilha ficará na Internet, o que vai facilitar muito sua atualização - e eu recomendo que você a atualize todos os dias. A desvantagem é que se você ficar sem acesso a web não conseguirá acessar sua planilha, mas pelo Google Docs você consegue exportar os documentos para sua máquina, em diversos formatos, o que minimiza muito o problema. Basta você ter uma conta no Google, que é gratuita.
Eu falei em atualizar a planilha todos os dias: sim, isso é necessário. Como ela é um controle do seus gastos, e como gastamos dinheiro quase todo dia, é muito importante mantê-la atualizada. Não deixe para depois registrar seus gastos, pois você pode se esquecer. Eu, como tenho acesso à Internet o dia todo, verifico o extrato da minha conta no site do meu banco todos os dias. Eu acho que este é um ótimo hábito, porque é gratuito e há alguns gastos que são lançados na nossa conta sem que necessariamente tenhamos realizado alguma ação direta, como tarifas de DOCs ou a taxa mensal da conta corrente, que podem passar despercebidas e não ser devidamente registradas em nossa planilha. Se você tem acesso fácil à Internet eu recomendo adotar este hábito também; caso contrário, você pode controlar seus gastos através dos recibos das transações com o cartão de débito e crédito, mas lembre-se de verificar seu extrato com frequência para evitar surpresas.

Vamos à planilha! A aparência geral dela é a seguinte:

No canto superior esquerdo está uma célula que contém a renda. Ela será usada para cálculos em toda planilha, e deve conter quanto dinheiro você ganha por mês. É claro que o salário pode variar, dependendo da quantidade de descontos no mês (como dias do ticket refeição, por exemplo), portanto você deve atualizar este campo sempre, para que ele reflita seu salário com exatidão. Se você não recebe um ordenado fixo por mês, tente colocar neste campo a média mais precisa de seus rendimentos. É com base nesta célula que você irá calcular o quanto pode gastar por mês.
Depois você pode ver 3 conjuntos de 3 colunas, cada conjunto desse representa um mês do ano (na figura são mostrados os meses de janeiro a março). O cálculo dos gastos é feito mês a mês, por isso vamos ver em detalhes um dos meses:


A estrutura da planilha é muito simples. Cada mês tem apenas 3 colunas, uma para a descrição dos gastos, uma chamada Estimado e outra chamada Real. Há uma parte reservada para os gastos e outra parte com uma linha chamada Despesas, que contém a soma dos valores das colunas Estimado e Real, e Sobra, que é o valor da sua renda menos a soma das despesas. Dessa forma, o objetivo de cada mês é fazer com que a linha Sobra fique com um valor positivo em ambas as colunas, o que vai significar que a soma dos seus gastos não ultrapassa a sua renda. Se a linha Sobra estiver com valores positivos no fim do mês, você gastou menos do que ganha. Simples assim! É importantíssimo que a soma de valores estimados não ultrapasse sua renda. Se algum gasto imprevisto surgir, ou alguma compra tiver que ser feita, e este valor alterar o valor estimado você pode tomar 2 atitudes: alterar outros valores estimados, para que no final sua Sobra fique positiva, ou pagar esta despesa no cartão de crédito, se isso fizer com que ela seja paga somente no mês seguinte. Lembre-se que se sua opção for usar o cartão você deve registrar esta despesa na planilha do mês seguinte, na linha apropriada. Mais informações sobre esta tática no link Cartão de crédito amigo.
Para preencher a planilha basta que você, em cada linha, coloque uma despesa, como aluguel, conta de água, luz, gás, etc. Você pode colocar quantas linhas quiser, para todo tipo de despesa que quiser, mas divida as suas linhas de gastos em 2 partes, uma de cima e uma de baixo, e na parte de cima coloque todas as suas parcelas de compras parceladas no cartão de crédito ou em cheques. Isso é muito importante de fazer, porque caso contrário você não saberá ao certo quanto já gastou no cartão de crédito e seus cálculos ficarão comprometidos. Na imagem acima você pode ver que há 2 linhas na parte de cima com compras parceladas, Roupas (2/5) e Lavadora Roupas (2/10). É muito importante também que você marque sempre qual é a parcela que você está pagando e qual é o total das parcelas, porque assim você vai saber quando vai terminar de pagar. Na imagem você também pode notar que na parte de cima eu também coloquei as despesas de aluguel e condomínio. Isto pode ser alterado, eu decidi agrupar os gastos assim, mas não se esqueça que os gastos com parcelas no cartão e cheque precisam necessariamente estar presentes na planilha!
Na parte de baixo eu coloquei as demais despesas, como academia, as contas, uma linha Guardar (é sempre bom separar um dinheiro para guardar na poupança ou investir) e uma linha Geral. Nesta linha Geral eu coloco todos os meus gastos que não estão especificados em outras linhas da planilha, como saques em dinheiro, refeições, cinema e compras. Esta configuração é boa para mim, mas é claro que nada impede que você divida esta linha em muitas outras mais, como Alimentação, Diversão, Transporte, Remédios, só para dar alguns exemplos. Esta planilha deve ser totalmente adaptada para o seu jeito!
Para preencher cada linha é preciso colocar um valor nas 2 colunas, Estimado e Real. O valor da coluna Estimado é quanto você acredita que irá gastar com este item, ou quanto está disposto a gastar, e o valor da coluna Real é o quanto você realmente gastou. No caso de uma conta de luz, por exemplo, você colocará na coluna Estimado um valor esperado para a conta, baseado nas suas contas passadas - quando a conta chegar você atualizará o valor do campo Estimado para o valor que veio na conta, e preencherá o campo Real com este mesmo valor; já uma conta de provedor de Internet tem um valor fixo, assim como uma parcela de alguma compra no cartão de crédito - neste caso a coluna Estimado e a Real terão o mesmo valor; a linha Geral, no caso da imagem acima, tem na coluna Estimado o total que deverá ser gasto com estas despesas gerais, para que o orçamento fique positivo, e a coluna Real vai sendo preenchida com cada gasto que é feito durante o mês, somando-os. No meu caso eu registro apenas as movimentações sobre a minha conta corrente: quando eu saco dinheiro, por exemplo, eu somo a quantidade que saquei na coluna Real da linha Geral, e não registro no que eu gastei este dinheiro, se foi com algum gasto genérico. Acho que assim eu controlo melhor quanto dinheiro eu tenho na minha conta. Mais uma vez, isso fica a cargo do autor da planilha - o meu jeito funciona para mim, mas você pode achar o melhor jeito de registrar seus gastos. É importante lembrar que neste caso o valor real não pode ultrapassar o valor estimado, e se ultrapassar é necessário rever e alterar outros valores estimados para que a soma deles não torne a sobra negativa. Eu ainda crio um comentário na célula Geral que guarda a descrição dos meus gastos, para que eu possa controlá-los melhor, acho que é uma boa dica.


Outra coisa que você deve ter reparado é que algumas linhas estão pintadas de verde, e outra de azul. Esse esquema de cores é para ajudar a organizar quando os gastos já foram pagos, se há algum cheque para cair, etc. Eu marco meus gastos já pagos em verde, e marco meus pagamentos em cheque que ainda não foram debitados da minha conta em azul, assim fica muito fácil saber o que ainda preciso pagar e o que já foi pago. Marcar as despesas com cores também facilita na hora de conferirmos nosso extrato, porque pode ser que tenhamos esquecido de marcar algum gasto na planilha e acharmos que está sobrando dinheiro, quando na verdade ele já está comprometido. Aliás, eu recomendo que você confira sua conta corrente e compare com sua planilha periodicamente, a fim de saber se todos os gastos estão registrados corretamente e se suas contas estão perfeitas. Além disso, eu costumo pintar de cinza os meses que já passaram, para que eu não precise ficar procurando sempre qual o mês corrente. Estas técnicas visuais facilitam muito o uso da planilha e o tornam mais agradável.

Resumindo: preencha uma célula da coluna com sua renda. Para cada mês, crie uma linha para cada despesa que você tem e, em cada linha, coloque um valor na coluna Estimado e um valor na coluna Real. Após fazer isso, na linha Despesas, coloque a soma dos gastos estimados na coluna Estimado e a soma dos valores reais na coluna Real. Logo abaixo, na linha Sobra, faça a conta Renda - soma das despesas estimadas na coluna Estimado e Renda - soma das despesas reais na coluna Real. Altere os valores para que sua sobra estimada fique positiva. Pronto! E lembre-se: sua sobra estimada deve SEMPRE estar positiva!

Para facilitar as coisas, eu disponibilizei uma planilha de exemplo no Google Docs, para que você possa se basear para começar a sua. Pode copiá-la e alterá-la como quiser. O link é este aqui: http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0Am6RzxYeJ-86dHRRTHFMWjAzZWVhRzBjblZVMmFnWmc&hl=en.

Aproveite! Espero que esta técnica lhe ajude muito!


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