O cartão de crédito pode ser uma ótima ferramenta, quando bem utilizado. O mau uso dele pode nos levar a dívidas altas e com imensos juros, mas o bom uso pode equilibrar nossas contas.
O melhor uso que eu descobri para o cartão de crédito é poder jogar alguns dos meus gastos para o mês seguinte. Isso é extremamente útil em alguns meses quando o dinheiro reservado para determinados gastos se esgotou mas eu preciso realizar estes gastos. Como meu cartão vence no dia 17, tudo que eu comprar com ele à partir do dia 07 de um determinado mês será pago apenas no mês seguinte! Com isso posso flexibilizar algumas despesas e me organizar melhor no fim de alguns meses. Mas atenção: as contas são passadas para o mês seguinte, mas elas ainda devem ser pagas! Nunca se esqueça disso! É preciso anotar todos os gastos que cairão no mês seguinte na sua planilha, para que você saiba que este dinheiro já está comprometido. Sem isso é muito fácil esquecer estes gastos e gastar mais do que se deve no outro mês.
Outra vantagem é poder parcelar compras sem juros. Não precisa nem ser uma compra muito grande. O fato de parcelar compras nos dá a possibilidade de comprar mais coisas ao mesmo tempo, todas de uma vez. É claro que todas estas parcelas devem ser devidamente registradas na sua planilha de gastos, em todos os meses onde elas ocorrerem, e nem preciso dizer que todas elas devem caber no orçamento de cada mês, certo? Tomando esses cuidados a compra parcelada de algo, desde que seja sem juros, claro, pode ser uma ótima pedida.
Em terceiro lugar, uma vantagem que muitas vezes passa despercebida são as promoções e programas de pontuação dos cartões. Acredito que todos os cartões do mercado ofereçam, de tempos em tempos, promoções para seus clientes, e também creio que quase todos eles têm um programa de fidelidade. É importante ficar de olho nessas promoções, muitas vezes a participação nelas requer apenas um cadastro rápido e o prêmio pode ser em dinheiro! Além disso, o plano de pontos do seu cartão pode até te ajudar a economizar, já que eles podem ser trocados pro produtos e serviços, inclusive passagens de avião. Informe-se com a sua operadora ou banco.
Finalmente, outra dica para economizar é: negocie a anuidade do seu cartão, ou troque-o por algum cartão que não cobra anuidade! Este gasto pode chegar a mais de R$60,00, o que é um absurdo se pensarmos que há cartões gratuitos no mercado. Se você decidir continuar com seu cartão, mesmo pagando anuidade, saiba que normalmente ela pode ser negociada e reduzida significativamente, basta que você ligue para o banco ou operadora. Esta negociação não costuma ser difícil.
Bem-vindo!
Olá, seja bem-vindo ao site Nunca Mais Tenha Dívidas. Os artigos e o método disponibilizados aqui foram criados por mim como uma tentativa de ajudar a todas as pessoas que já passaram pela dificuldade de dever dinheiro ou simplesmente que querem saber como organizar melhor sua vida financeira. Eu comecei a usar este método em 2009 e nunca mais parei. Aliás, eu não sei ainda como vivia sem utilizá-lo!
A página inicial do site contém as últimas notícias e artigos. Para navegar pelo método utilize os links localizados na barra lateral à direita, na seção Navegue pelo site.
Obrigado pela visita! Espero poder te ajudar!
A página inicial do site contém as últimas notícias e artigos. Para navegar pelo método utilize os links localizados na barra lateral à direita, na seção Navegue pelo site.
Obrigado pela visita! Espero poder te ajudar!
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário